"Em círculo, somos todos iguais. Quando estamos em círculo, ninguém está à sua frente, nem atrás, nem acima e nem abaixo.
Um Círculo Sagrado é feito para criar Unidade. O Elo da Vida também é um círculo. Nesse elo há espaço para cada espécie, cada raça, cada árvore e cada planta."
Dave Chief, Oglala Lakota

segunda-feira, 4 de maio de 2015

O Nó mais Forte




Inquebrável é o nó dado por este cordão.
Unindo mãe e filho o cordão umbilical distribui sangue do coração aos demais tecidos e transmite ao bebê os nutrientes e oxigênio necessário, pois o bebê depende exclusivamente dele para se alimentar.
Mas, mesmo após ser cortado, quando o bebé nasce, ele manter-se-à para sempre unindo mãe e filho. O seu nó é simultaneamente invisível e inquebrável.
Ser mãe é muito mais do que ter a capacidade de dar à luz e amamentar. 
Ser mãe é Amar. 
Ser mãe é ser educadora, professora, conselheira, enfermeira, companheira de brincadeiras, amiga.
Ser mãe é transmitir valores e, por vezes, ser inflexível. 
Ser mãe é dar instrumentos e "armas".
Mas, ser mãe é, também, saber quando não interferir, quando calar as palavras e fechar os olhos... dar espaço, libertar e tornar-se invisível.
Mesmo que o coração grite, mesmo que a preocupação torture, mesmo que o medo lateje, mesmo sabendo não poder proteger...Ser mãe é deixar viver.
Mas, o nó mais forte, que nasce nesse cordão, permanecerá inquebrável e invisível por toda a vida e para lá da morte.





1 comentário:

  1. Lindo texto!
    Quando minha mãe morreu, o primeiro pensamento que me veio, ao desligar o telefone quando recebi a notícia, foi: "Agora eu sou órfã."

    ResponderEliminar

Os seu comentários, sugestões, pedidos de partilha, etc. são, para além de muito bem-vindos, essenciais para que seja possível atingir os objetivos para os quais este blog foi criado.