"Em círculo, somos todos iguais. Quando estamos em círculo, ninguém está à sua frente, nem atrás, nem acima e nem abaixo.
Um Círculo Sagrado é feito para criar Unidade. O Elo da Vida também é um círculo. Nesse elo há espaço para cada espécie, cada raça, cada árvore e cada planta."
Dave Chief, Oglala Lakota

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

MEDICINA ORIENTAL - TERAPIAS ALTERNATIVAS


As Terapias, ditas, Alternativas apostam, acima de tudo, na prevenção e defendem que a saúde depende do equilíbrio físico e espiritual.
Tudo no Universo tem energia e a sintonia da nossa energia com a do universo proporciona equilíbrio, bem-estar e saúde.

De entre as várias terapias orientais existentes, japonesas, indianas, chinesas, tailandesas, etc., aquelas sobre as quais posso falar com maior conhecimento são o Shiatsu, a Massagem Terapêutica e a Podo-Reflexologia, pois formei-me como terapeuta nas mesmas.

__________________________________
 

Shiatsu

"A Terapia Shiatsu é uma forma de manipulação executada com os polegares, com os dedos em geral e com a palma das mãos, sem empregar nenhum instrumento, mecânico ou não, para exercer pressão sobre a pele humana, visando corrigir o mau funcionamento interno, promover e manter saúde e tratar de doenças específicas." In Ministério da Saúde e Bem-estar do Japão
O Shiatsu é originário da massagem Anma da China (530 A.C), à qual, após ter sido importada pelo Japão (10 a.C.), foram adicionadas técnicas japonesas de massagem.
Shiatsu significa literalmente pressão com os dedos. "Shi" significa dedo e "Atsu" significa pressão, embora se possa utilizar outras partes do corpo para dar a massagem, como os cotovelos e os pés. Este tratamento visa atuar sobre os meridianos de energia (chi).

Benefícios 
Permite uma avaliação imediata do estado do organismo; 
Não se usam remédios nem aparelhos, é aplicada exclusivamente com as mãos, cotovelos e pés;
Não provoca sensações desagradáveis nem efeitos secundários; 
É recomendada para qualquer idade;
Aumenta a resistência à enfermidade;
Cria o sentido de mútuo apoio entre o terapeuta e o paciente; 
Dá vigor à pele;
Estimula a circulação dos fluidos vitais, sangue e linfa; 
Melhora a flexibilidade muscular;
Corrige as deformações do esqueleto, sobretudo a crianças e adolescentes;
Regula as funções das glândulas endócrinas, pituitária, corpo pineal, tiroide, ovários, testículos, suprarrenais, pâncreas, paratiroide, timo;
Melhora a harmonia do sistema nervoso;
Estimula o normal funcionamento dos órgãos vitais, oxigenando as células e eliminando os produtos do metabolismo.
 ______________________________

Massagem Terapêutica 

A Massagem é uma das formas mais antigas de terapia manual paliativa. Provavelmente foi praticada pela primeira vez, de forma mais sistematizada, na China e na Mesopotâmia há mais de 5000 anos. Esta arte era bem conhecida pelos médicos da antiga Grécia quando Hipócrates, o "pai da medicina", escreveu no século V a.C. que "a forma de alcançar uma boa saúde é o banho aromatizado e uma massagem oleosa em cada dia".
Os métodos modernos de massagem derivam principalmente da massagem sueca, desenvolvidos por Henrik Ling, um sueco que visitou a China no século XIX. Ling ficou tão impressionado pelas técnicas de massagem que observou na China, que as incorporou no seu próprio método.
A massagem é uma forma excelente para relaxar o corpo e a mente e proporcionar alívio para o stress e tensões diárias. Também ajuda a restaurar a sensação de calma e equilíbrio após qualquer choque ou trauma.

Benefícios 

O toque terapêutico e as pequenas pressões são importantes não somente para os adultos, mas também para o desenvolvimento saudável dos lactentes e das crianças.
A Massagem Terapêutica tem como objectivo realizar tratamentos de:
Reabilitação;
Contrações musculares;
Entorses;
Distensões;
Artroses;
Problemas articulares;
Lombalgias;
Estimulação do sistema circulatório;
Diminuição dos depósitos de gordura, acelerando o seu metabolismo;
Hipomobilidade;
Defeitos posturais;
Tensões acumuladas;
Relaxamento do sistema nervoso.
_____________________________


Podo-Reflexologia 


A Podo-Reflexologia é uma terapia assente no princípio de que a estrutura do corpo humano e de todos os seus órgãos se reflete nos pés e é por eles representada. 
Esta teoria sugere que o pé é como um mapa do resto do corpo. Massajando os pontos exatos que se relacionam com órgãos e/ou partes específicas do corpo, podemos corrigir desequilíbrios no nosso sistema, aliviar focos de tensão e restabelecer a harmonia energético do corpo como um todo.
Existem indícios de que no antigo Egipto, de acordo com o pictograma gravado no túmulo do médico Ankhmahar, em Saqqara, datado de 2500 a 2330 a.C., já se praticava massagem aos pés. Mas a terapia tal como a conhecemos hoje, tem as suas origens na acupunctura chinesa e na teoria zonal.



Benefícios

A Podo-Reflexologia, sendo ao mesmo tempo uma terapia preventiva e curativa, atua entre outros casos, ao nível:
Do sistema nervoso, eliminando o stress e a fadiga;
Do sistema músculo-esquelético, aliviando tensões;
Do controlo da dor;
Do sistema circulatório, ativando a circulação sanguínea; 
Das cólicas infantis;
Das doenças crónicas que afectam idosos; 
Das insónias.
_________________________



UBUNTU - “Eu sou porque nós somos”

1 comentário:

Os seu comentários, sugestões, pedidos de partilha, etc. são, para além de muito bem-vindos, essenciais para que seja possível atingir os objetivos para os quais este blog foi criado.