"Em círculo, somos todos iguais. Quando estamos em círculo, ninguém está à sua frente, nem atrás, nem acima e nem abaixo.
Um Círculo Sagrado é feito para criar Unidade. O Elo da Vida também é um círculo. Nesse elo há espaço para cada espécie, cada raça, cada árvore e cada planta."
Dave Chief, Oglala Lakota

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

2014 - SONHOS, PROJETOS E OBJETIVOS




Aproxima-se um novo ano. Este é um tempo de balanço e reflexão. Mas, também,  é o tempo de  criar,  ou consolidar, os alicerces para novos, ou antigos, projetos e objetivos.
O 2013 foi um bom ano? Ou, pelo contrário, foi duro, difícil, uma desilusão, ou um desafio perdido?
Foi, acima de tudo, mais um ano em que tivemos a graça da Vida. Mais um ano de desafios, risos, lágrimas e aprendizagens.
Não tenho tudo o quero? Não alcancei os meus objetivos?  Tive perdas irrecuperáveis? Sinto-me só, perdido, sem objetivos, ou cansado de lutar ou, mesmo, de viver?
O dia 1 de Janeiro de 2014 é apenas mais um dia?
O Ano Novo não é apenas mais um dia, é antes um Presente, uma Dádiva e a Graça de um Novo Dia, de um Novo Ano, cheio de possibilidades, recomeços, desafios e sonhos.

Receita para 2014
(Re)comece do "lugar" onde se encontra.
Dê graças pelo que tem e utilize-o o melhor que souber.
Faça o máximo que puder… Dê o melhor de si.
Acredite em  si.
Desista de ter pena de si próprio.
Liberte-se da preguiça, do fatalismo, do desalento, da culpa, da mágoa, da raiva, do ressentimento e do ódio.
Não use lentes cor-de-rosa, nem cinzentas, para ver o Mundo e os outros. Veja-os como eles são. Repletos de maravilhas, de precipícios, de caminhos tortuosos e íngremes,  de paisagens fantásticas, de harmonia e beleza, de escaladas e dureza, de lutas e de paz, de causas e consequências, de calor e de frio, de calma e agitação e de.... Milagres.
Perdeu algo que considerava fundamental ou imprescindível?  Fortaleça-se com as boas recordações e as aprendizagens e siga em frente, carregando consigo um "fardo" de esperança, novas ideias, novos projetos e objetivos, confiança em si próprio, fé, tolerância, coragem e Amor.



Saudemos o 2014 com Esperança e Alegria







Responda à sondagem "Quais são os seus principais objetivos para 2014?" na parte superior da barra lateral direita. Vamos descobrir o que é mais importante para todos nós.


UBUNTU - “Eu sou porque nós somos”

LUZ DIVINA

Álvaro Roxo - Portfólio Fotográfico
Naquela noite, longa e fria, de Dezembro,
O manto da noite estava enfeitado de estrelas brilhantes;
As árvores erguiam seu braços para os céus, 
Refletindo a luz, nas sua folhas orvalhadas;
 As águas dos mares e dos rios,
Mansamente, cantavam a vida,
Incansáveis, no seu contínuo ir e voltar;
A natureza, adormecida, aguardava a alvorada.
Ao longe, o sol espreguiçava-se  em tons de laranja e rosa.
Então, no firmamento surgiu uma Luz
Misteriosa e diáfana,,,
Mas, nem todos os homens a viram,
Pois nem todos sabiam Ver, nem Olhar...
Mas ela estava lá, a Luz Divina...
Mais uma vez, confirmando  a Promessa cumprida,
A Eternidade e a Vida...

"Quem tiver ouvidos de ouvir, ouça. Quem tiver olhos de ver, veja". 
Jesus de Nazaré



UBUNTU - “Eu sou porque nós somos”



sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

COBRANÇAS

O que e quanto exijo de mim? Como faço as minhas opções? Como estabeleço prioridades? De que abdico e porquê?
Será que me sinto uma criança livre e sem medos, protegida por uma mão terna e forte?


Ou, pelo contrário, vivo presa a obrigações, aparências e rituais sem sentido? 
A vida passa num sopro. No final, o que será verdadeiramente importante? A posição social? O corpo escultural? O prestigio? O dinheiro? Os diplomas dos filhos?
Ou, antes, serão os momentos de paz, as conversas intermináveis com os amigos, as paisagens presas no olhar, os risos e as gargalhadas e o quanto amámos, a nós próprios, à família, aos outros, ao trabalho e a todas as coisas que nos deram prazer ou fizeram despertar o melhor de nós?
Não quero mais ser o meu juiz e carrasco. Quero poder sentir a liberdade de ser, crescer, amar e. acima de tudo, ser eu.



Deus Exige Muito Menos de Si do que Você Próprio

No dia de hoje, não se COBRE tanto. Você não veio a este mundo tendo de provar nada para ninguém. Alguém já te disse isso? Se não te disseram então estou aproveitando pra te comunicar.
Você não veio aqui com obrigação de atingir o sucesso, conforme o que os outros julgam o que é o sucesso. Você não veio a este mundo para ganhar título de “Miss Simpatia”, você não veio a este mundo para ser “A Pessoa Mais Linda da Cidade”, você não veio a este mundo para tirar o primeiro lugar e mostrar que você é “Mais Inteligente” de que os outros. Você pode, sim, um dia, chegar a ser, mas não faça disso o seu inferno pessoal.
Você veio a este mundo com o objetivo de aprender, de ser um ser humano melhor e de vencer os seus desafios pessoais.
Sendo você maior de idade, saiba que ninguém tem o direito de te cobrar nada em relação aos caminhos que você decide tomar em sua vida. Não se ampare no que as pessoas dizem ser o melhor para você, ampare-se naquilo que você sente que é o melhor para si.
Sabe, no fundo, você não precisa de quase nada, de tudo aquilo pelo que a maioria das pessoas se mata para ter. O que de fato para você é importante? É isso que você deve perguntar-se e, acima de tudo, porque você quer aquilo que você quer.
Esqueça estes conceitos sociais de como se deve conduzir a vida e o que traz felicidade. A maioria das pessoas não sabe os motivos das suas buscas. Portanto, não as siga.
Então, para o dia de hoje, comprometa-se em descobrir as suas verdades pessoais e aquilo que o faz feliz. E não permita que alguém lhe venha dizer como você deve, ou não, proceder na vida.
By Vanessa de Oliveira




Deus, a Energia do Universo, ou um Ser Superior (pouco interessa o nome que lhe dê), dá-me a sua mão, ajudando-me na travessia da vida. 
Sei que não estou sozinha, Divina é a minha proteção, por mais árduos e íngremes que sejam meus caminhos.


Tenho Forças
 

Estou em perfeita união com o Universo e sou o único que domina a situação.
Mais nada me afeta emotivamente e confio de novo plenamente em mim. Sei que com Deus, eu posso tudo.
Vou agora buscar forças nesse novo poder que emerge em mim e atravesso esta fase evolutiva com toda a confiança.
Mensagens de Luz














UBUNTU - “Eu sou porque nós somos”


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

LUGAR

Álvaro Roxo - Portfólio Fotográfico


Caminho, corro, tropeço, caio.
Exausta, deixo-me ficar quieta, nem procuro erguer-me. Recupero o fôlego, inspiro profundamente.
Então, dorida, tento erguer-me. Coxeio ligeiramente. Os músculos, tensos e cansados, emprestam-me  uma postura rígida e distante.
O caminho, longo, interminável, desafia-me. À minha volta, oiço sussurros desencorajadores, mordazes e irónicos. 
Lentamente, a dúvida penetra-me o coração, desmoralizando-me.... Nunca conseguirei trilhar o caminho. Nunca alcançarei o sucesso, tão desejado.
Ao longe, uma pequena luz, tremeluzente,  parece indicar-me uma direção. Fortaleço-me. Sinto o amor, a presença dos que me aparam na minha jornada, o calor do sol, a carícia da brisa, o canto do mar, as cores, sons e cheiros da vida, sempre em mudança, sempre em movimento.
Abraço o tronco, rugoso, de uma ancestral árvore. Sinto o pulsar da Terra. Recolho-me, semicerro os olhos, deixo-me embalar pelo imenso, infinito, silêncio de um Universo que se expande, sem pressa, sem ansiedade, sem revolta e sem pressão.
Percebo, agora, todas as coisas têm um sentido, um objetivo, uma razão. Não existem acasos ou coincidências, nem, tampouco, momentos de sorte ou de azar.
Tudo que existe, desde o infinitamente pequeno, ao infinitamente grande, obedece a uma lógica, a uma inteligência, a uma intenção.
Mesmo assim, sinto-me perdida, desiludida, cansada e farta.
Com esforço, dou mais um passo e outro e mais outro ainda. Subitamente, sinto que não posso parar. Caminho, quase enlouquecida. A paisagem corre vertiginosa.... Tenho pressa de chegar ao destino. Este caminho vai ter que me levar a algum lugar.
Estaco, boquiaberta. Os meus pés resvalam na última rocha, Abruptamente, terminou o caminho. Como posso agora fazer a travessia desse mar...
Por largo tempo, permaneço quieta, silenciosa, estremecendo entre um suspiro e uma lágrima. A impotência vence-me.
Sento-me na rocha dura. O frio da água, em vaivém, gela-me os ossos, paralisa-me a alma. 
Eis que sou chegada ao fim do caminho e não cheguei a lugar algum.
O surdo, agreste, cantar do mar arrepia-me, A solidão pesa-me. A incompreensão atordoa-me.
Uma luz reflete-se na água e fere-me o olhar. Fito o horizonte. 
Uma paz, leve e solta, invade-me....Uma Luz, fascinante e divina, contorna as nuvens e vem repousar no mar.
Sinto o seu calor....Sinto o seu amor....
Sei, agora, este é o Lugar...  O lugar em que devo estar, o lugar para onde caminhei, o lugar de onde vou partir, para,  mais uma vez, recomeçar.
Mas, sempre que precise, sempre que me falte o ânimo, sempre que a dor me vença, sempre que caia, ou me sinta confusa e perdida, sempre, aqui poderei voltar.
Porque aqui é o fim do Caminho, é o princípio, a origem, a chegada e a partida. Aqui há Luz, há Calor, há Amor, há Paz, há Generosidade, há Coragem, há Verdade, há Pureza e Leveza de coração ... 
Aqui pode chegar-se de rastos, mas parte-se sempre a Voar.



"Trago no olhar visões extraordinárias, de coisas que abracei de olhos fechados."
                                                                                                                          Florbela Espanca




 UBUNTU - “Eu sou porque nós somos”